05/08/2013

Caravana do Sorriso: Entrevista com Dentista Rafael Aveiro


Por dez dias, uma equipe de brasileiros esteve na Aldeia Nissi, a fim de prestar serviços voluntários para as pessoas atendidas pelo Projeto que hoje atende mais de 700 crianças e cerca de 100 adultos, na Província do Bié, em Angola. A Assessoria de Comunicação da ONG conversou com Rafael Aveiro, Cirurgião-Dentista, de São José dos Campos, interior de São Paulo, para saber como foi a primeira edição da Caravana do Sorriso.

Vocês ficaram quanto tempo em Angola? 
Saímos do Brasil dia 15 de julho. Chegamos na Aldeia no dia 17. Os atendimentos começaram no dia seguinte. No dia 27 fomos para Luanda, de lá, retornamos ao Brasil, dia 31.
Os atendimentos foram realizados em que período?
Apenas nos dias úteis. Atendíamos no período das aulas, das 08:30 às 11:30 e das 13:30 às 17h30. Eventualmente, tivemos que ir até mais tarde alguns dias por causa da grande demanda, mas o atendimento ficava prejudicado pela falta de luz.
Como conheceu o Projeto?
Conheci por meio da Cia de Artes Nissi que esteve apresentando um de seus espetáculos em minha cidade.
Quando chegaram na Aldeia Nissi, qual foi a primeira sensação?

A primeira sensação ao chegar na Aldeia foi de alívio, pois foram quase 14 horas de ônibus, de Luanda (Capital) até lá (risos).... Mas me lembro da sensação de que tudo o que eu tinha planejado para a “Caravana do Sorriso” estava virando realidade.
Dormiram onde?
Dormimos em barracas que montamos dentro de uma Casa que foi construída com mão-de-obra de  voluntários.
Quantas pessoas foram atendidas?
Atendemos 152 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da Escola Sebastiana Garcia e algumas pessoas de fora, como a família do Diretor e membros da IEIA.
O que mais te impactou?
A alegria daquele povo, pois apesar das dificuldades, das necessidades e da dor que essas crianças e adultos passam e passaram, elas têm muita alegria!
Que imagem não sai da sua cabeça?

A de um menino que atendemos: Se chama Pepe. Ele sofria há alguns anos com uma infecção dentária. Chegou a ir até Huambo (Província Vizinha) na época, mas o dente ainda permanecia lá e, tivemos que extrair. Foi uma cirurgia muito demorada e traumática para ele, pois por causa da infecção, que ainda existia, a anestesia não teve seu efeito máximo. Foram mais de duas horas para que eu e uma das colegas conseguirmos tirar o dente... e ele sentindo muita dor. Mas é um rapaz extremamente forte e resistente, pois apesar da dor ele continuava a nos deixar tentar tirar o dente dele...

Você percebeu que há uma imensa carência nessa área, tal como em todo o setor da saúde. Pretende voltar?
Claro que pretendo voltar. Tenho um projeto de levantar uma clínica com pelo menos 5 cadeiras odontológicas para realizarmos o tratamento completo de todas os 700 alunos e, depois abrirmos para a comunidade ao redor. 
Pretendo voltar lá todos os anos para continuar a Caravana do Sorriso até que Deus me permita.

2 comentários:

Unknown disse...

A paz irmãos sou jéssica de campinas,sempre estou acompagando vcs,creio que DEUS me dara essa oportunidade de ir em angola,pois é um sonho meu,e eu sempre falo pra mim e pra todas as pessoas esse sonho antes de vir para o meu coração esteve no coração de DEUS.E que DEUS venha abençoar esse grupo por ter ido lá ajudar e aproveitando quero convidar a todos que estão interessados em ir fazer a obra de DEUS,vamos colocar mão na massa,vamos fazer esse sagrificio como duar nossas férias e se não der pra vcs ir,vamos ajugar os irmãos duando uma contia em dinheiro para ajudar no projeto,se não tiver como ajude na oração como eu tenho feito e quero dizer algo pra vcs se vcs tem um sonho de ir pra angola ou qualquer outro sonho, não desistam mais sim persista não deixe a esperança ir embora faça como eu tenho feito,não sei de onde eu vou tirar dinheiro pra mim poder ir em angola mais de uma coisa eu sei DEUS proverá...Irmãos Fiquem Na Paz Do Senhor e Salvador JESUS CRISTO!!!!

Unknown disse...

Trabalhos lindos e gratificantes que não há dinheiro que compre.Fico muito feliz em olhar este blog muito legal mesmo.